Educação e Tecnologia

Tudo que está relacionado a educação e a tecnologia farão parte deste blog.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A atividade 2 da semana 2 e 3 do curso Criação de exercícios online da Professora Júnia Braga do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado pelo Computador da UFMG.Consite em selecionar as ideias principais do texto citado abaixo.

O texto Future Learning Landscapes:Transforming Pedagogy through Social Software as no Wallwisher by Catherine McLoughlin and Mark J. W. Lee que pode ser acessado no endereço eletrônico: http://wallwisher.com/wall/rdv183sipg, tem como principail ideia o uso da web 2.0 no cenário educacional como uma grande conquista para atender as nececidades dos diversos tipos de estudantes que buscam maior autonomia e conectividade e que procuram englobar novas formas de construirem seus conhecimentos não mais como meros consumidores de informação, mas como agentes ativos e transformadores do seu próprio conhecimento, além de quererem compartilhar suas ideias socializando-as em sua rede.

Essa rede de conhecimento pessoal no contexto da web 2.0 denomina-se conectivismo, ele proporciona a interação e criatividade para à criação de conhecimento que só se tornam possivéis graças a interdependência do grupo conectado que compartilham seus conhecimentos através da tecnologia, cabendo a pedagogia da web 2.0 capitalizar. Lembrando que o aluno de hoje é um ativo produtor de conhecimento que integra o grupo dos nativos digitais.

O leque de oferta centrada no aluno que a pedagogia 2.0 oferece só será possível com a capacitação e inclusão digital de seus professores, que precisam exergar que os tempos são outros, que seus alunos são nativos digitais e estão conectados quase que o tempo todo, trocam informações diversas em rede. Perceber que seu papel não é mais de transmitir conhecimento e sim compartilhar conhecimento e direcionar seus alunos, levando-os a construir e os redistribuir através do uso de novas ferramentas da web.

0 Comentários:

Postar um comentário

Pessoal, deixe seu comentário?

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial