Educação e Tecnologia

Tudo que está relacionado a educação e a tecnologia farão parte deste blog.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A atividade 1 da semana 4 do curso Criação de exercícios online da Professora Júnia Braga do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado pelo Computador da UFMG.

Texto de referência:
DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. In: MENEZES, V.L. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. p. 359-394.

Discutir as seguintes questões à luz de Dias (2010):
• De que maneira a estrutura de uma WebQuest pode influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento da autonomia de aprendizes de língua?

A utilização de recursos digitais em sala de aula é cada vez mais presente isso porque, nossos próprios alunos utilizam-nas o tempo todo ou na maioria do tempo e não poderíamos deixar passar despercebido como educadores. Um recurso rico e muito interessante é o uso de WebQuest em sala de aula que conforme DIAS, torna a aprendizagem colaborativa, há um melhor compartilhamento e empréstimo de conhecimento, o que acaba por envolver todos os participantes, que tem um interesse comum, solucionar um problema. A interação motiva-os, e os leva a construção do conhecimento de forma positiva, o que acaba fazendo com que também se incluam no letramento digital.

Outro fator positivo segundo Dias, seria a autonomia que a WebQuest proporciona aos alunos que se tornam capazes de gerenciar sua própria aprendizagem, á medida que se tornam responsáveis por ela e até mesmo pela dos colegas com os quais interagem durante a execução da tarefa. Neste ponto, a utilização da WebQuest proporciona um aprendizado crítico, uma co-construção de conhecimento e o feedback do que foi aprendido.

Porém, se os blocos que fundamentam o andamento da WebQuest citados por Dias não forem seguidos a risco, poderá haver comprometimento do processo de aprendizagem, como por exemplo, falta de interesse por parte do aluno, falta de entendimento do funcionamento do processo, podendo não chegar a finalização dos objetivos. E todo esse processo para que ocorra de forma bem estruturada deve contar com professores conscientes e bem orientados a respeito do funcionamento de uma WebQuest.

• De que maneira poderíamos utilizar uma WebQuest em salas de aula com limitações tecnológicas?

Se levarmos em conta a realidade da maioria das escolas, que tem o mínimo de ferramenta a oferecer veríamos como é difícil colocar em execução tais tarefas, cabendo ao professor extrapolar os muros da escola ou se utilizar de ferramentas simples como: debates calorosos seguidos de argumentações que defendam um determinado ponto de vista, levantamento de hipóteses investigativas que levem os alunos a participarem a se movimentarem em grupo para resolver um determinado problema exposto. Criação e exposição de cartazes confeccionados pelos próprios alunos, pesquisas feitas através de livros, jornais, revistas na própria biblioteca da escola. Lembrando que todo o processo será direcionado com objetivos já definidos pelo professor que ao fim deverá pedir um feedback aos alunos sobre o trabalho desenvolvido através da escrito de um texto e da exposição da experiência adquirida .

0 Comentários:

Postar um comentário

Pessoal, deixe seu comentário?

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial