Educação e Tecnologia

Tudo que está relacionado a educação e a tecnologia farão parte deste blog.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pesquisa AvançAda Na Internet 2009

Check out this SlideShare Presentation:

A Trajetoria da Internet no Brasil

Check out this SlideShare Presentation:

domingo, 22 de novembro de 2009

Minha conecção com o mundo virtual

Esta semana o professor Ricardo Souza nos convidou a refletir sobre a importância do mundo virtual em nossas vidas, como faz Johnson (2001) sobre as experiências e perspectivas de que esse mundo novo nos traz.

Acostumada a fazer comentários sobre obras e autores, confesso que essa proposta tornou-se muito interessante e agradável por ter que pensar um pouquinho em minhas próprias experiências, acredito que ficarão faltando detalhes, mas nem todo, as palavras descrevem.

Fiz um curso básico na escola que estudava, ao me deparar com o computador fiquei admirada com tantas coisas que ele podia fazer e fantasie todas elas, como uma boa adolescente, quando entendi todo esse processo, o professor nos apresentou a tão desejada internet, fui ao delírio, mas não tinha acesso como temos hoje, era discada e lenta e poucas eram as pessoas que tinham em casa devido ao custo.

O tempo passou entrei na faculdade, puxa como demorou, para realmente poder navegar livremente, mas tinha medo, e ficava vendo como os colegas mais acostumados lidavam e aprendi perguntando, mexendo, parecia que o cursinho básico havia sido deletado, aprendi finalmente. Segura, abri um e-mail, fiquei na expectativa de receber o primeiro e se eu teria uma lista extensa de endereço, como num passe de mágica tinha uma caixa cheia de mensagem e ai não parei mais. Sempre que qualquer professor falava algo que desse para pesquisar saia correndo da sala e esquecia das outras aulas, para adquirir novos conhecimentos, na verdade, viajar pelo mundo todo a procura de novas aventuras sem sair do lugar. Passei a me comunicar com o meu irmão e cunhada que moram fora até hoje e a saudade diminuiu já que podia vê-los, fazer parte do dia a dia deles, compartilhar.

Hoje, estudo, leciono, comunico, compro, pago e uma infinidade de outras coisas que nem consigo descrever através dos meus dois “amiguinhos”, que se tornaram inseparáveis, infelizmente, perco muitas vezes o contato físico com a família em função dessa “viagem virtual”, procurando sempre um ponto de equilíbrio.Sem contar as várias contas pra tudo quanto é novidade que vai aparecendo até blog.



domingo, 15 de novembro de 2009

Um olhar para as Janelas do mundo.




Este texto faz parte da disciplina Tecnologias, Cultura e Socialização do Curso de Especialização de Ensino de Línguas Mediado pelo Computador do professor Ricardo Souza. Steven Johnson autor de “A cultura da interface”, capitulo 3 “Janelas”, tenta transmitir sobre como a introdução de uma interface “amigável” modificou radicalmente a forma de utilização dos computadores e como uma interface de comunicação bem estruturada pode facilitar e abrir novos caminhos na inclusão dos computadores em nosso dia a dia, tornando-se uma das maiores necessidades humanas.


Podemos afirmar que a Janela é hoje a abreviatura da ampla série de inovações que compõem a interface contemporânea, são elementos mais flexíveis que podemos alterar, apenas com um clique no mouse. Em dados momentos a Janela pode ser comparada a mente humana como fonte de armazenamento de dados, que se desvincula ao percebermos que podemos altera-la com um simples clique, daí as Janelas raramente operam a serviço da memória espacial, ou seja, nós organizamos a informação textualmente, a dimensão espacial é mera ilusão, pois fingimos que estamos lembrando “onde” pusemos o arquivo, o que na verdade estamos fazendo é lembrando realmente o nome da pasta que o contém.

As Janelas não aproveitam o potencial da nossa memória visual, elas servem para que sejam divididas e com isso podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, e alternando as com apenas um clique do mouse. Através delas visualizamos o que os programadores chamam de “alternância de modo”. Onde “modo” (que foi substituído pelas Janelas) é o que o computador está fazendo em dado momento. Se fosse em linha de comando, requeria grande memorização de comandos e muita concentração, daí o grande diferencial na aplicação das Janelas ao realizarmos várias tarefas ao mesmo tempo sem perder a percepção do todo.
A parti dessa compreensão podemos ter outra visão da importância da Janela e da mensagem transmitida por Johnson em seu capítulo que acabou abrindo outras “Janelas” esta relação em termos técnicos em função da modificação, apresenta ganhos e perdas que os homens estão sujeitos a partir desta interação.

A partir de agora como complementação da atividade, farei uma análise do site http://www.ufop.br. A página principal apresenta informações sobre o site que direciona o usuário, basta que ele acesse para que a janela se abra redirecionando-o a aquilo que se deseja. È interessante percebermos que no início da página a um direcionamento para se fazer pesquisa no site do Ministério da Educação onde é possível acessar: destaques do Governo, portal do Governo Federal, portal dos Serviços do Governo, portal da Agência de Notícias, Em questão e portal Fome Zero, colocando o usuário a partir dos acontecimentos do governo, basta acessa-los. Logo abaixo temos procura rápida, ao acessa-los entra-se no assunto desejado, mas não é aberta outra janela, permanece do lado direito os principais itens da página principal. Há uma diferença no acesso rápido para o que se acessa diretamente na página principal, já que esta abre uma janela sem que se sai da página principal independentemente.

Para compreender as informações acima, acesse o site que acredito trazer informações para todos nós até trocar idéias do que anda acontecendo em outras faculdades.Assim como Johnson, que foi visionário ao escrever sobre o passado e o futuro da “comunicação internética” acredito que o futuro nos reserva surpresas ainda maiores para descomplicar nossa vida. Fico na esperança de poder levar a todos os companheiros uma contribuição a mais.